Concurso de Presépios é realizado em Inhaúma.

Resgatando a cultura popular do Natal um dos símbolos mais especiais deste momento, o presépio natalino, que conta através de personagens à história do nascimento de Jesus Cristo. Pretendemos envolver a comunidade de Inhaúma em um concurso que será promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura e do Conselho do Patrimônio Cultural, com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia São Sebastião, destinado a todos da cidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 24 de novembro a 13 de dezembro de 2017, no departamento de cultura, situado à Rua: Inhaúma velha, 47.

A proposta da equipe, tem por finalidade estimular a construção de Presépios, despertando a criatividade, as técnicas artesanais e artísticas da cidade, incentivar a utilização de materiais e matérias-primas regionais/ recicláveis, e a memória das tradições populares de Natal.

Todos os moradores de Inhaúma podem participar fazendo seus presépios em suas casas. Os Conselheiros do Patrimônio Cultural e o Pároco Padre Luiz Fernando irão de casa em casa de cada participante para fotografar, apreciar, e avaliar.

O resultado será divulgado logo após a missa dominical das 8h30 do dia 07 de janeiro de 2018.

A premiação é em dinheiro para os três primeiros colocados, e todos participantes irão receber certificados.

O Natal é uma criação do cristianismo, mas, talvez, a única festa em que todos os povos, independentemente da crença, tornam a data para momentos  de reuniões entre a família e os amigos.

Além disso, o Natal é época de magia, cores e luzes e quem quiser participar desse momento que também é de religiosidade montando seu próprio presépio é só preencher o formulário de inscrições no Departamento de Cultura. É uma comemoração que traz sentimentos de PAZ, AMOR, FRATERNIDADE E ESPERANÇA, que devem ser vividos por todos inhaumenses.

O regulamento pode ser encontrado aqui mesmo no site da Prefeitura Municipal e no Departamento de Cultura.  REGULAMENTO Concurso de Presépios 2017

As figuras natalinas Menino Jesus, Virgem Maria, São José, Reis Magos, Pastores e Animais não podem faltar. Mas cada participante poderá usar sua criatividade, recursos e talento. A equipe de jurados avaliará a criatividade de cada participante, observando os seguintes critérios: materiais utilizados, apresentação e características do presépio, criatividade.

As premiações serão nos seguintes valores:

1º Lugar – R$ 400,00

2º Lugar – R$ 200,00