A Cidade

Muito próximo a Sete Lagoas, havia um sítio com um grande número de pássaros conhecidos por inhaúmas, o que explicaria o nome da cidade. No entanto, outros especulam que foi a provável existência de um tipo de barro, próprio para fabricação de panelas, denominado nhae-u pelos índios que deu origem ao nome do lugar.

Fonte: IBGE 2013.

Os primeiros habitantes da localidade foram os descendentes da família Ribeiro, que desbravaram a região, dedicando-se à lavoura e a pecuária. Em 25 de janeiro de 1859 – segundo documentação existente – os herdeiros de Francisco da Silva Muniz doaram  um terreno para a construção de uma igreja da qual surgiu o povoado.

Em 4 de janeiro de 1875, criou-se o distrito e; em 23 de abril foi criado o Curato de Inhaúma, cujo primeiro Cura foi o Rvmo. Pe. Antônio Diniz Costa.

Desmembrado da Paróquia de Sete Lagoas, o Curato foi elevado a Paróquia em 1880. Em 1948, o município foi criado, desmembrando-se de Sete Lagoas.

Fonte: DINIZ, Cláudio Lúcio de Carvalho; FIGUEIREDO, Wanderson Martins; FREITAS, Arnon Romano. Plano de Inventários. 2013. Prefeitura Municipal de Inhaúma.

 

Foto da Cidade